31 de maio de 2007

Dúvida do Internauta: GESSO


Recebi hoje um e-mail com uma dúvida de ROSSANA DI FRANCESCO sobre gesso:

E-MAIL

Oi, tudo bem?

Estou fazendo uma reforma em minha casa e o pintor precisou colocar uma moldura de gesso que tinha soltado do teto da minha cozinha. Ele disse que não sabe o que passar no gesso para que ele não seque tão rápido... e que nunca gostou de usar gesso por isso!

Na verdade acho este rapaz muito bom e gostaria de poder ajudá-lo a saber mais!

Obrigada,

Rossana Di Francesco

RESPOSTA

Entrei em contato com Ricardo, responsável pela empresa RICARDO REFORMAS, especializada em pinturas, carpintaria, pedreiros, revisão elétrica e hidráulica e serviços de gesso em geral... ele informou que o produto que pode resolver o problema de Rossana, é o GESSO COLA.

--> Gesso Cola Gessomar

Gesso-Cola comercializado em embalagens de 5Kg.

Composição: Sulfato de Cálcio Hemidratado, aditivos orgânicos, retardantes, natureza física pó, cor branco. Produto desenvolvido com alto padrão de qualidade.

Aplicação: A cola de gesso GESSOMAR, é indicada na construção de paredes, tetos, forros trabalhados, rebaixados, todos a base de gesso, alem da colagem de peças decorativas, molduras e sancas.

Segundo Ricardo, o profissional que trabalha com o gesso cola, pode manusear o produto por cerca de 40 minutos.

O custo médio é de R$ 10.00 (5kg) na maioria das casas de material de construção de Salvador.



Preparação: em um recipiente limpo, adicione água limpa e em seguida adicione a cola de gesso GESSOMAR na seguinte proporção: para cada litro de água, coloca-se 1,8kg da cola gesso GESSOMAR. A cola de gesso deve ser adicionada, polvilhando-a lentamente em movimentos circulares, para que haja uma boa distribuição do pó na água, conseqüentemente uma boa dispersão. Visualmente, a cola de gesso deve preencher toda a água e passar cerca de 1 a 2 cm acima do nível.

Aguardar o molhamento total do pó e em seguida iniciar a agitação em todo o recipiente até a perfeita homogeneidade da pasta. Em seguida o produto está pronto para ser utilizado. Os pré-moldados devem ser limpos e isentos de pó, graxas ou qualquer produto que venham a isolar as peças a serem coladas.


Rossana, espero ter te ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição para ajudar!!!

Obrigada pelo contato!

Lú Moura


Agradecimento:
Ricardo Reforma
ricardoreforma@hotmail.com
Tel.: 71. 8145-3012

29 de maio de 2007

Mais uma invenção japonesa, o TOTO Washlet S400, oferece o que há de moderno em termos de banheiro e vaso sanitário para qualquer encanamento e conexão elétrica existente. Basta apenas apertar um botão e o gadget se encarrega das tarefas como: limpar e secar, abir e fechar a tampa do assento automaticamente, etc . Preço: iniciando em USD$1.474,20 - dependendo da configuração.

fonte: Ubergizmo

Poltrona de Balanço: Collins Rocker


A Collins Rocker é uma poltrona de balanço para as mamães que amamentam. Inspirada na Art Deco, feita 100% de madeira e tecido resistente às manchas. Segundo o fabricante a poltrona é confortável, possui braços de descanso e a parte do encosto é mais alta para que a a cabeça possa ser apoiada ao amamentar o bebê ou apenas niná-lo. Excelente para mamães modernas. Disponível em diversas cores. Preço: USD$1,295

fonte: Babygadget

24 de maio de 2007

CORIAN NOUVEL LUMIÈRES

Entre 17 e 23 de abril de 2007, Jean Nouvel, um dos mais criativos arquitetos do mundo, apresentou em Milão o projeto "CORIAN® NOUVEL LUMIÈRES": um ambiente multi-sensorial e futurista, explorando a interação de Corian com iluminação e elementos de alta tecnologia..

Na sala de jantar, uma cidade aparece quando a luz é acesa atrás de um painél de Corian®. A mesa, também com tampo de Corian® é iluminada internamente.

Paredes e uma grande cama em Corian® compoem o cenário do dormitório.

Na cozinha, painéis reto-iluminados de Corian®, revelam utensílios no armário.

Usando um tema de luzes, o projeto explorou as qualidades translúcidas e sensoriais do Corian®, a superfície sólida original da DuPont, e demonstrou os efeitos interessantes que podem ser obtidos com esse versátil material aplicando diferentes fontes de luz. Também apresentou a parceria natural do Corian® com novas tecnologias, ao criar uma visão de ambiente multissensorial em um espaço futurista, mas realista.

A empresa Targetti, especialista em iluminação, foi responsável pelos diferentes efeitos que ajudaram a transformar o espaço em uma arena animada para expressão poética. A Legrand Bticino, conhecida por suas novas interpretações eletrônicas dos controles domésticos, contribuiu com sistemas inovadores para automação residencial que permitem controlar os elementos sensoriais do ambiente "inteligente".

A Ernestomeda, marca internacional no segmento de cozinhas, colaborou com seu know-how no desenvolvimento dessa área. A marca Listone Giordano® de Margaritelli forneceu soluções inovadoras para revestimentos verticais e pisos. A Scholtès (Indesit Company) ofereceu avançados utensílios domésticos integrados, previstos no projeto.

Um sucesso!!!!





12 de maio de 2007

Jardins

Você pode aproveitar espaços e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas.

Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante.

E, quem ainda acredita que jardinagem é coisa só para quem tem dinheiro e muito espaço, ACREDITE, você está enganado!

"o paisagismo atual permite o aproveitamento de espaços e a criação de ambientes verdes em lugares pouco imaginados há algum tempo atrás".

Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa? Eles podem sim ser aproveitados! E melhor, a preços acessíveis. É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretos.

Dentro de casa

Se você não tem espaço para um jardim externo, não há problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da residência, como dentro dela, nos tão procurados jardins de inverno.

Os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno são a sensação do paisagismo moderno.

Para esses ambientes é preciso estar atento às plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequam às condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter é resistência.

Enfeites

Há várias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Você pode colocar móveis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou armários. As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.

É preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar à decoração. Essa pode ser mais rústica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.

Os materiais que estão em alta e podem dar um visual mais rústico ao seu jardim interno ou externo são a palha, o bambu e o barro. Mas se você quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cerâmica e o vidro têm apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofisticação com tradição a cerâmica formatada como peça antiga nunca cai de moda.


Mas não se esqueça que o rústico e o sofisticado não estão em pólos diferentes. Há várias possibilidades de combinação de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma peça em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como há possibilidades em cerâmica que são despojadas.

Da mesmo forma, rústico não quer dizer mais barato e nem sofisticado caro. Tudo depende da peça escolhida.


MONTANDO O SEU JARDIM:

  • Crie um estilo próprio e pessoal para o seu jardim, ele tem que ter a sua cara.

  • A moda pode apresentar têndencias e sugestões. Não encare isso como obrigação.

  • Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se você não tem muito tempo, procure plantas mais práticas.


  • Busque um especialista para que ele possa oferecer opções de visuais dentro das possibilidades que o seu espaço e a temperatura do ambiente oferecem.

  • Em breve postarei outras informações sobre jardins!! AGUARDEM!!

    FONTE: Acessa.com

    11 de maio de 2007

    Grande Prêmio de Inovação (Feira de Paris)


    Continuando ainda o passeio pela Feira de Paris, vou mostrar fotos do Grande Prêmio de Inovação.
    Informações obtidas no site Casa da Cris.
    Super geladeira da Whirlpool que tem cafeteira expresso integrada!!! É a primeira geladeira que alia o frio e o quente. De um lado, um café quentinho; do outro lado, distribuidor de gelo e água gelada. Geladeira Side by Side "Moka", da Whirlpool.

    A lavadora de roupas Moon Silver, da Indesit ( www.indesit.com), inovou no design e na simplicidade. Tem um só botão de comando para quatro programas. Essa lavadora de roupas ganhou também o prêmio de melhor Design.


    O fim dos fios nas bancadas da cozinha! É o que propõe essa base para conectar até três aparelhos de uma vez (da mesma marca), utlizando uma só tomada. Como a cafeteira, o liquidificador e a torradeira. Powastation da Brandt ( www.brandt.fr).

    Espalux: cozinha equipada em 1 m². Essa é a proposta da Mondial Kit (Cuisines & Bains). Aí dentro tem uma lava-louça gaveta (Whirlpool), uma geladeira e um microondas (Siemens), um fogão 2 bocas e uma pia. Já vem pronta pra ligar na tomada e só precisa de uma saída de água. A decoração pode ser personalizada. Só faltava ter rodinhas!!! rsss...

    Essa torneira de cozinha, aparentemente normal, esconde um segredo maravilhoso. Dela, vc tira água fresca e filtrada, normal ou GASOSA....é só escolher. Uma tecnologia Electrolux - Arthur Martin.


    Essa mesa de jantar luxuosa (Smart Table), concebida pela Gorenje ( www.gorenje.com), tem no seu centro um compartimento refrigerado que sobe e desce. Para evitar as idas e vindas até a geladeira...um luxo, hein?

    FEIRA DE PARIS


    De 27 de abril a 08 de maio, o parque de exposições da capital francesa, localizado na Porta de Versalhes, abrigou a gigantesca Feira de Paris.

    Uma feira dividida em três grandes pólos: Casa & Meio Ambiente; Bem-estar & Lazer; e Culturas do Mundo.

    Todos os oito pavilhões do parque foram utilizados para o evento, que dedicou mais de 40 mil m² ao salão de Móveis e Decoração (Hall 7).

    Entre mais de 400 expositores, nota-se algumas tendências. A feira trouxe também os eletrodomésticos de última geração que foram selecionados para o 4º Grande Prêmio de Inovação (essa premiação acontece a cada dois anos para mostrar as últimas novidades em tecnologia e design dos eletrodomésticos).

    Vejam algumas fotos:

    Sofá aparentemente hiper confortável da loja francesa La Maison Coloniale. ( www.lamaisoncoloniale.com)


    Extravagante sofá (modelo Gaudi) da extravagante grife alemã Bretz. (www.cultsofa.com)





    Quarto no estande da Hülsta-Leolux. Destaque para a cabeceira da cama que já vem com a luminária de leitura embutida. O máximo!


    Cozinha dos sonhos da francesa Cuisinella ( www.cuisinella.com). O lilás foi uma das cores mais badaladas da feira!


    Abaixo, 02 opções de lavabo! Le Trône Paris ( www.letrone.com)


    Viva ao luxo! Viva ao belo! Viva ao DESIGN!!!!

    FONTE: CASA DA CHRIS

    10 de maio de 2007

    Muita gente no coquetel de premiação do setor de arquitetura e decoração Norte/Nordeste, pilotado pelo Núcleo de Decoração da Bahia, semana que passou, na Casa de Eventos Unique, animada pela banda Motumbá.


    O evento, em sua nona edição, revelou os vencedores do Projeto Núcleo Destaque 2006, nas categorias residencial e comercial.


    VENCEDORES:


    CATEGORIA RESIDENCIAL: ADRIANA LORENZO e ADRIANA VARANDAS

    CATEGORIA COMERCIAL: MILCE SILVEIRA

    PARABÉNS AOS VENCEDORES!!!!

    FONTE: BAHIA VITRINE

    10ª MOSTRA ARTEFACTO/BANCO REAL

    Todo evento realizado pela Artefacto vira festa. E a 10ª Mostra Artefacto /Banco Real, esta semana, comprovou o fato.

    Do final da tarde até meia-noite, gente que não acabava mais para conferir os novos ambientes. Na passarela, arquitetos, decoradores, colunáveis e artistas.

    Marcos Sacramento fez o som e Licia Fabio Produções, o coquetel. Anfitriões, Marília Keller (diretora da marca local) e Albino Bacchi (proprietário, que veio de São Paulo especialmente para o evento).


    Relação de artistas participantes:


    Flávia Foguel, Milena Sá, Kika Reis (home office);

    Nágila Andrade (banheiro);

    Cristina Maron (café);

    Eliane Kruschewsky (lounge gourmet);

    Márcia Meccia (vitrine em homenagem a Genaro de Carvalho);

    Gabriela Viveiros (escritório de designer de jóias com peças de Carlinhos Rodeiro);

    Luís Cláudio Motta e Marcus Lima (living 1);

    Patrícia Lima e Maria Clara Marback (quarto bailarina);

    Edmundo Nelson Pereira e Érica Pestana (sala de jogos);

    Adriana Araújo e Suzane Cabús (loft do executivo);

    Marília Summers (hall);

    Teca Martins e Isabela Dantas (living com jantar);

    Fernando Beckrath e Kátia Santa Rosa (sala íntima);

    Edelzuita Alcântara (living de praia);

    Adriana Varandas e Adriana Lorenzo (quarto casal);

    Décio Vianna (sala de jantar);

    Dôra Landeiro (espaço da intelectual);

    Márcia Bandeira e Indaiá Duarte (living 02);

    Cristina Calumby e Isabel Gonçalves (living 03).
    FONTE: BAHIA VITRINE



    8 de maio de 2007

    SRC - Corian®.

    A SRC é uma empresa já consolidada no mercado, que trabalha com a fabricação e instalação de peças produzidas com a Superfície Sólida Corian®.


    Utilizando o Corian® em seus projetos, você estará ao mesmo tempo aumentando o padrão de qualidade, acompanhando as tendências e, conseqüentemente, alcançando a satisfação de seus clientes, que serão os principais beneficiados na aquisição do produto.

    Corian® é a mistura perfeita entre minerais naturais e acrílico de alta qualidade. Criado pela DuPont, combina a versatilidade e o toque agradável da madeira com a resistência da pedra e a higiene do aço inox.
    Conheça seus benefícios:



    Liberdade para criar
    Inspire-se na versatilidade de Corian® para criar projetos exclusivos e na forma que você imaginar. São várias opções de cores e modelos de cubas, além de poder ser termo-moldado e combinado com outros materiais como vidro, madeira ou aço.



    Um material à altura do seu bom gosto
    Bonito e elegante, Corian® valoriza seu ambiente.
    As cubas são no mesmo material e as emendas imperceptíveis o que dá a sensação de uma peça única. É um material nobre para quem quer somente o melhor.





    Qualidade garantida
    Corian® tem a qualidade e a garantia de 10 anos da DuPont. Não queima, resiste a intempéries, impactos e manchas que danificam outros materiais. Caso ocorra algum dano, pode ser recuperado no local, economizando tempo e dinheiro.




    Praticidade no dia-a-dia
    Corian® é fácil de limpar e mantém a aparência de novo por muito tempo. Por ter porosidade nula, é mais higiênico que as pedras naturais, não retém odores nem fungos e bactérias.


    Corian® pode ser utilizado para aplicações residenciais, comerciais ou áreas de saúde e laboratórios na fabricação de:
    Bancadas e tampos em geral;
    Cubas;
    Armários e divisórias;
    Revestimentos de parede; etc.


    Saiba aproveitar os benefícios que esse material oferece e esteja um passo à frente.
    A SRC está à disposição para dar toda a assistência necessária para a realização e manutenção de seu projeto.

    Informações, solicitação de orçamentos e dúvidas sobre este produto, podem entrar em contato comigo.

    7 de maio de 2007

    Agenda Salvador

    Nessa terça, 8 de maio, os empresários Quézia e André Luiz Maciel recebem um seleto grupo de arquitetos e decoradores na loja Uniflex Tramare, para um café da manhã, às 9h, em torno do presidente da Uniflex, o suíço Mathias Roth.

    Também estará presente, como convidado especial da Uniflex, Juan Paez, diretor nos países latinos da Verosol, fabricante holandesa de tecidos para proteção solar. Esta é uma oportunidade única para os profissionais locais de trocar figurinhas com experts mundiais no assunto.


    Fonte: www.maisnoticia.com.br - InSite

    4 de maio de 2007

    Salão revela tendências de móveis

    Arquitetos, decoradores e profissionais do setor conferiram as mais recentes tendências em móveis e objetos de decoração no 46º Salão Internacional do Móvel de Milão, que aconteceu entre 18 e 23 de abril na cidade italiana.
    Muitos designers brasileiros foram até lá conferir de perto as principais tendências da indústria moveleira. Para estes profissionais, o salão é uma forma rápida de atualizar e buscar inspiração para seus novos projetos. No ano passado, a exposição reuniu 2.578 expositores em mais de 229 mil metros quadrados de área, sendo visitada por 223 mil pessoas de 146 países.
    Entre as novidades, peças sofisticadas e luxuosas em termos de acabamento. A Kochen Associados, consultoria especializada em shoppings centeres, destacou alguns lançamentos, com detalhes caprichados nas costuras, como pespontos, aplicações de brilho e até estampas de animais; muito uso de cores luminosas, como cobre e dourado. Nas madeiras, embora prevaleça o uso do branco, há espaço ainda para cores escuras e foscas.

    Peças sofisticadas e luxuosas, criatividade no emprego de texturas e cores foram destaques no Salão Internacional de Móveis de Milão

    A arquiteta Patrícia Martinez também acompanhou uma das maiores feiras de design e decoração do mundo. "Alguns estandes estavam imperdíveis, como o da Flos Lighting, grife que aposta em grandes idéias e design diferenciados em iluminação; do Moroso, empresa espanhola de móveis que investe no acabamento artesanal dos revestimentos; da Flexform, empresa nacional pioneira na fabricação de componentes para a fabricação de cadeiras e poltronas, e, por fim, o estande da Cassina, empresa italiana que fabrica cadeiras, camas e móveis em geral, considerada a marca favorita de Nova York." Afirma.Entre os nomes da nova geração do design nacional, destaque para arquiteta Milena Miranda, que divulgou o seu trabalho junto à Câmara Ítalo-Brasileira, mostrando a força e o estilo do design tupiniquim. “Percebi uma forte tendência no sentido de se usar materiais de forma pouco convencional, além da criatividade no emprego de texturas e cores, principalmente dourado e prateado. Isso promete virar hit em todo o mundo”, comenta.

    FONTE: TEXTILIA.NET

    Salão Internacional do Móvel transforma Milão em vitrine

    Os portões do Salão Internacional do Móvel foram abertos no dia 18 de abril e transformaram a cidade de Milão em uma vitrine global do design.

    Na feira de Rho, 2,1 mil expositores se dividem por 200 mil metros quadrados de área ocupada com cadeiras, sofás, camas, vasos e uma infinidade de objetos do uso de todos os dias e já prontos para entrar em produção.

    Alguns acabaram de sair das pranchetas de jovens estudantes de arquitetura e design ou das mãos de talentos desconhecidos. Eles estão expostos no Salão Satélite, uma mostra paralela, que reúne 570 designers e 24 escolas de 38 países.

    "Queremos ajudar e incentivar a carreira dos jovens promissores. Eles passam por uma seleção rigorosa. Todos os fabricantes podem vir aqui e encontrar uma boa idéia", disse a coordenadora do projeto, Marva Griffin, à BBC Brasil.

    O Brasil está presente com um projeto da Universidade da Cidade, do Rio de Janeiro. O trabalho junta cinco peças para formar uma poltrona. Uma vez separadas, elas se transformam em quatro cadeiras com uma mesinha de centro.

    O designer Wagner Archela expôs uma cadeira no salão de jovens promessas dois anos atrás e foi convidado para participar da exposição O Sonho virou Realidade, que comemora 10 anos do Salão Satélite.

    "A cadeira acabou indo parar na capa de uma das principais revistas de arquitetura e design dos Estados Unidos. Foi uma grande vitrine para o meu trabalho", disse Archela para a BBC Brasil.

    Irmãos Campana

    Os últimos lançamentos também estão expostos em centenas de lojas, esquinas, calcadas, praças e espaços culturais por toda a cidade.

    Cerca de 300 mil visitantes disputam uma vaga nos táxis, se espremem nos vagões do metrô, pedalam pelas ruas e calçadas de Milão.

    Eles são compradores, lojistas, jornalistas, estudantes e donas de casa, curiosos de todo o mundo. Os arquitetos e os designers tentam dar a cada peça desenhada uma identidade própria.

    Os brasileiros Fernando e Humberto Campana são uma das atrações. Descobertos pela casa italiana Edra, os seus projetos são sempre aguardados com muita expectativa.

    Desta vez, eles trouxeram a poltrona Leatherworks composta por pedaços de couro costurados uns nos outros.
    As criações da dupla têm como objetivo proporcionar conforto, funcionalidade e beleza estética para tornar a vida do homem moderno menos complicada.

    Brasileiros estão presentes no Salão. Além da cadeira Leatherworks, dos irmãos Fernando e Humberto Campana (foto), o designer Wagner Archela participa do Salão Satélite para jovens designers com uma poltrona que, quando desmontada, se transforma em quatro cadeiras com uma mesinha.


    "Temos a criatividade, o gosto pelo que é belo e uma grande capacidade de fornecer ao cliente produtos extraordinários com peças únicas para a casa e para o escritório", afirmou Luca Cordero de Montezemolo, presidente da Confindustria italiana, à BBC Brasil.

    Imaginação

    O salão apresenta o resultado da união da imaginação do artesão com a produção industrial. Juntos, eles acabam moldando um estilo de ser e de viver ao identificar e concretizar as necessidades da sociedade.

    E, dentro dele, cabem desde os lustres de época construídos com a antiga técnica do vidro soprado de Murano, em pleno século 21, até uma cadeira hiper-tecnológica projetada com os pés, o encosto e o assento em alumínio e desenhada como integrantes de um corpo único em forma de serpentina.

    Neste ano, está presente ainda a Euroluce, o principal mostruário de lâmpadas do mundo.
    E com tantas variedades de formas, tamanhos e cores, praticamente apenas um fio condutor une todas as diferentes idéias: lâmpadas de baixo-consumo ou carregadas com energia solar estão na ordem do dia. Tudo em nome da proteção ao meio ambiente.

    Tecidos

    Tecidos criados para moda inspiram coleções para "vestir" a casa. A marca Missoni cobre seus móveis com as suas inconfundíveis listras famosas nas passarelas.

    E o estilista Giorgio Armani vai mais além ao propor quartos separados para um casal e não apenas os guarda-roupas distintos. E apresenta a sua coleção Casa com móveis em tons de areia e champagne. Já o grupo Versace anuncia a decoração de interiores de helicópteros de luxo.
    Tecidos criados para a alta costura inspiram coleções para casa. A marca Missoni cobre seus móveis com suas listras. Giorgio Armani e Versace também apresentam coleções para casa. Na foto, o conjunto de mesa e cadeiras com forte inspiração no horizonte urbano.

    Como no campo da moda, na semana do design os criadores são tratados como celebridades. Ron Arad, Tom Dixon, Philippe Starck, Antonio Citterio, artistas da régua e do compasso, têm seus passes e idéias comprados a peso de ouro pelas grandes casas italianas.

    O mercado já descobriu e muitas peças são oferecidas como obras de arte a ponto de serem leiloadas em casas como Sotheby’s e Christie’s.

    Protótipos e edições limitadas acabam virando objetos do desejo, símbolos de "status" ou investimento financeiro.


    FONTE: BBC BRASIL


    Dica para os profissionais: CLICK REFORMA

    O ClickReforma é formado por um grupo de profissionais e executivos com mais de 20 anos de experiência no setor de Arquitetura, Construção e Reformas.

    O Portal oferece tudo para reformar com profissionalismo, além de ferramentas úteis para os profissionais e internautas em todo o Brasil :

    * Menu de serviços por atividade
    * Calculadora de materiais
    * Conversores de medidas
    * Glossário de obra
    * Dicas Úteis de obra
    * Eventos
    * Noticias do setor

    Rápido, Simples e Gratuito!!

    www.clickreforma.com.br

    Cadastre-se gratuitamente como profissional e aguarde pedidos de orçamentos em sua região.!

    Google