4 de maio de 2007

Salão Internacional do Móvel transforma Milão em vitrine

Os portões do Salão Internacional do Móvel foram abertos no dia 18 de abril e transformaram a cidade de Milão em uma vitrine global do design.

Na feira de Rho, 2,1 mil expositores se dividem por 200 mil metros quadrados de área ocupada com cadeiras, sofás, camas, vasos e uma infinidade de objetos do uso de todos os dias e já prontos para entrar em produção.

Alguns acabaram de sair das pranchetas de jovens estudantes de arquitetura e design ou das mãos de talentos desconhecidos. Eles estão expostos no Salão Satélite, uma mostra paralela, que reúne 570 designers e 24 escolas de 38 países.

"Queremos ajudar e incentivar a carreira dos jovens promissores. Eles passam por uma seleção rigorosa. Todos os fabricantes podem vir aqui e encontrar uma boa idéia", disse a coordenadora do projeto, Marva Griffin, à BBC Brasil.

O Brasil está presente com um projeto da Universidade da Cidade, do Rio de Janeiro. O trabalho junta cinco peças para formar uma poltrona. Uma vez separadas, elas se transformam em quatro cadeiras com uma mesinha de centro.

O designer Wagner Archela expôs uma cadeira no salão de jovens promessas dois anos atrás e foi convidado para participar da exposição O Sonho virou Realidade, que comemora 10 anos do Salão Satélite.

"A cadeira acabou indo parar na capa de uma das principais revistas de arquitetura e design dos Estados Unidos. Foi uma grande vitrine para o meu trabalho", disse Archela para a BBC Brasil.

Irmãos Campana

Os últimos lançamentos também estão expostos em centenas de lojas, esquinas, calcadas, praças e espaços culturais por toda a cidade.

Cerca de 300 mil visitantes disputam uma vaga nos táxis, se espremem nos vagões do metrô, pedalam pelas ruas e calçadas de Milão.

Eles são compradores, lojistas, jornalistas, estudantes e donas de casa, curiosos de todo o mundo. Os arquitetos e os designers tentam dar a cada peça desenhada uma identidade própria.

Os brasileiros Fernando e Humberto Campana são uma das atrações. Descobertos pela casa italiana Edra, os seus projetos são sempre aguardados com muita expectativa.

Desta vez, eles trouxeram a poltrona Leatherworks composta por pedaços de couro costurados uns nos outros.
As criações da dupla têm como objetivo proporcionar conforto, funcionalidade e beleza estética para tornar a vida do homem moderno menos complicada.

Brasileiros estão presentes no Salão. Além da cadeira Leatherworks, dos irmãos Fernando e Humberto Campana (foto), o designer Wagner Archela participa do Salão Satélite para jovens designers com uma poltrona que, quando desmontada, se transforma em quatro cadeiras com uma mesinha.


"Temos a criatividade, o gosto pelo que é belo e uma grande capacidade de fornecer ao cliente produtos extraordinários com peças únicas para a casa e para o escritório", afirmou Luca Cordero de Montezemolo, presidente da Confindustria italiana, à BBC Brasil.

Imaginação

O salão apresenta o resultado da união da imaginação do artesão com a produção industrial. Juntos, eles acabam moldando um estilo de ser e de viver ao identificar e concretizar as necessidades da sociedade.

E, dentro dele, cabem desde os lustres de época construídos com a antiga técnica do vidro soprado de Murano, em pleno século 21, até uma cadeira hiper-tecnológica projetada com os pés, o encosto e o assento em alumínio e desenhada como integrantes de um corpo único em forma de serpentina.

Neste ano, está presente ainda a Euroluce, o principal mostruário de lâmpadas do mundo.
E com tantas variedades de formas, tamanhos e cores, praticamente apenas um fio condutor une todas as diferentes idéias: lâmpadas de baixo-consumo ou carregadas com energia solar estão na ordem do dia. Tudo em nome da proteção ao meio ambiente.

Tecidos

Tecidos criados para moda inspiram coleções para "vestir" a casa. A marca Missoni cobre seus móveis com as suas inconfundíveis listras famosas nas passarelas.

E o estilista Giorgio Armani vai mais além ao propor quartos separados para um casal e não apenas os guarda-roupas distintos. E apresenta a sua coleção Casa com móveis em tons de areia e champagne. Já o grupo Versace anuncia a decoração de interiores de helicópteros de luxo.
Tecidos criados para a alta costura inspiram coleções para casa. A marca Missoni cobre seus móveis com suas listras. Giorgio Armani e Versace também apresentam coleções para casa. Na foto, o conjunto de mesa e cadeiras com forte inspiração no horizonte urbano.

Como no campo da moda, na semana do design os criadores são tratados como celebridades. Ron Arad, Tom Dixon, Philippe Starck, Antonio Citterio, artistas da régua e do compasso, têm seus passes e idéias comprados a peso de ouro pelas grandes casas italianas.

O mercado já descobriu e muitas peças são oferecidas como obras de arte a ponto de serem leiloadas em casas como Sotheby’s e Christie’s.

Protótipos e edições limitadas acabam virando objetos do desejo, símbolos de "status" ou investimento financeiro.


FONTE: BBC BRASIL


Nenhum comentário:

Google