12 de maio de 2007

Jardins

Você pode aproveitar espaços e criar ambientes verdes em lugares pouco imaginados, basta saber combinar objetos e plantas.

Mais que bonitos, eles dão um toque pessoal na casa. Os jardins, sejam eles externos ou internos, proporcionam um ambiente pra lá de aconchegante.

E, quem ainda acredita que jardinagem é coisa só para quem tem dinheiro e muito espaço, ACREDITE, você está enganado!

"o paisagismo atual permite o aproveitamento de espaços e a criação de ambientes verdes em lugares pouco imaginados há algum tempo atrás".

Sabe aquele "cantinho" debaixo da escada ou aquele "espacinho" em frente de casa? Eles podem sim ser aproveitados! E melhor, a preços acessíveis. É só saber fazer a combinação dos objetos e plantas corretos.

Dentro de casa

Se você não tem espaço para um jardim externo, não há problema. O verde da sua casa pode estar tanto do lado de fora, enfeitando a frente da residência, como dentro dela, nos tão procurados jardins de inverno.

Os pequenos jardins montados dentro de casa, conhecidos como jardins de inverno são a sensação do paisagismo moderno.

Para esses ambientes é preciso estar atento às plantas que vão ser colocadas. Não são todas as espécies que se adequam às condições do interior da casa. A principal característica que uma planta que vai ficar em um ambiente interno precisa ter é resistência.

Enfeites

Há várias possibilidades de enfeitar o seu jardim. Você pode colocar móveis, vasos de plantas e flores, cachapots, quadros, pedras ou armários. As opções são muitas e as diferenças de materiais e durabilidade também.

É preciso, antes de mais nada, definir qual vai ser o "estilo" que se pretende dar à decoração. Essa pode ser mais rústica ou mais sofisticada, dependendo do que se pretende criar.

Os materiais que estão em alta e podem dar um visual mais rústico ao seu jardim interno ou externo são a palha, o bambu e o barro. Mas se você quer dar um tom mais sofisticado ao visual verde da sua casa, a cerâmica e o vidro têm apresentado objetos diferentes. Para quem gosta de sofisticação com tradição a cerâmica formatada como peça antiga nunca cai de moda.


Mas não se esqueça que o rústico e o sofisticado não estão em pólos diferentes. Há várias possibilidades de combinação de objetos em cada um deles. Pode-se encontrar uma peça em bambu que possua um acabamento extremamente sofisticado, assim como há possibilidades em cerâmica que são despojadas.

Da mesmo forma, rústico não quer dizer mais barato e nem sofisticado caro. Tudo depende da peça escolhida.


MONTANDO O SEU JARDIM:

  • Crie um estilo próprio e pessoal para o seu jardim, ele tem que ter a sua cara.

  • A moda pode apresentar têndencias e sugestões. Não encare isso como obrigação.

  • Adeque as plantas ao seu ritmo de vida. Se você não tem muito tempo, procure plantas mais práticas.


  • Busque um especialista para que ele possa oferecer opções de visuais dentro das possibilidades que o seu espaço e a temperatura do ambiente oferecem.

  • Em breve postarei outras informações sobre jardins!! AGUARDEM!!

    FONTE: Acessa.com

    2 comentários:

    Richard Aléxis disse...

    Nossa, que legal, um blog sobre decoração!!! Um dia eu pretendo fazer arquitetura então adoro ler assuntos relacionados a isso.
    Parabéns pelo blog!

    R Lima disse...

    Seu blog é show moça... de uma sutileza e classe incomparável...

    Vc aliás tm um bom gosto...

    Parabéns!!!

    Google