30 de março de 2008

Menelaw Sete, o Picasso Brasileiro.


Menelaw Sete é um artista baiano conhecido como o Picasso Brasileiro, por causa de suas obras de traços e cores fortes.


O menino pobre que nasceu na periferia de Salvador, em 1964, foi alfabetizado numa escola espírita e começou seus primeiros rabiscos com o Mestre Almiro Borges na década de 70.

De lá para os dias de hoje, aquele menino se tornou um dos artistas brasileiros mais conhecido e admirado pelo mundo à fora. Sua inquietude interior proporcionou expor suas obras em países como Alemanha, EUA, Espanha, Bélgica, França e Argentina.

Menelaw tem forte influência com artistas como Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Suas obras buscam cenas de uma realidade que todos nós conhecemos, porém não damos importância alguma, o menino fazendo malabares no sinal, um bêbado caído numa esquina, a mulher com uma criança no colo pedindo esmola, na verdade sua arte funciona como uma denúncia social e nada mais justo que um artista como Menelaw Sete seja conhecido e reconhecido pelo povo brasileiro, já que sua obra é a cara do Brasil.

Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente no ano passado, quando elaborei uma monografia para a disciplina História da Arte Contemporânea com ênfase na Arte Baiana. Visitei o seu atelier no Pelourinho (Rua João de Deus), e por sinal fui muito bem recebida, e tive o prazer de conversar e conhecer um pouco do artista Menelaw e do ser humano incrível que ele é.

Menelaw é um artista que não tem medo, nem da tela, nem das tintas, nem dos pincéis, nem dos sentimentos, nem das fronteiras mentais e geográficas. Nas suas telas há mais cor, mais mistério, mais força interior e mais vivacidade que caracterizam os grandes de espírito.men2.jpg

Um artista inusitado e diferente. Conhecido no mundo inteiro como O Picasso Brasileiro. Menelaw Sete procura ser essencial para o mundo, a sua arte tem a coragem do imprevisível, a ousada criação do novo, expondo o rito do experimentalismo. É um artista que exprime um valor humano, uma qualidade que dá à sua obra uma expressão de cor, de ritmo e ao mesmo tempo de identidade afro-brasileira.

Com suas pinceladas rápidas e com muita habilidade, resolveu colocar esta experiência no palco, em forma de performance, aonde acrescentou luz e som. Recita poemas, pinta corpos e telas, sempre interagindo com o publico a experiência acumulada como ator em seu início de carreira.

Visitem o site deste artista e conheça um pouco mais da sua obra: www.menelaw7.com

Nenhum comentário:

Google