22 de junho de 2007

DUVIDA DO INTERNAUTA: COR PARA AMPLIAR AMBIENTES

Olá amigos! Depois de alguns dias no corre-corre da faculdade... estou de volta, e cheia de e-mail de internautas para responder!!!!
Recebi no dia 20/06 um e-mail de uma pessoa que não se identificou com a seguinte pergunta:

"Tenho uma sala de 2 metros quadrados, uma estante predominando o branco e um sofá bege. Gostaria de pintar ,que cor posso usar para combinar o que tenho e parecer maior o meu ambiente?"

Vou falar de diversos tipos de ambientes, assim ajuda não só quem me mandou o e-mail, como outras pessoas que passam por situações semelhantes, Ok?

A cor altera a percepção de distância, volume e peso. Uma parede escura parece mais próxima. Um objeto branco parece maior. As cores escuras, ao contrário, "diminuem" o volume. As pessoas atribuem pesos diferentes ao mesmo objeto pintado com cores diferentes: um abajur branco parecerá mais leve que um abajur de cor escura.

As combinações de tons servem para criar efeitos, como diminuir um ambiente para torná-lo mais aconchegante ou "ampliar" espaços apertados. Pode-se aumentar visualmente um ambiente com tons neutros ou amarelos bem clarinhos nas paredes.

É possível "rebaixar" um teto muito alto com um tom mais escuro que o das paredes. Para "elevar" o teto, basta pintá-lo numa cor mais clara. Para dar a sensação de que um corredor é mais largo, é só pintar o teto numa cor mais escura que a das paredes. Cores quentes deixam o ambiente mais aconchegante.

Então, para solucionar este "problema" de su
a sala pequena, tente usar uma cor clarinha, tons neutros que não fujam muito dos móveis e acessórios que você já tem neste ambiente.

Uma dica bacana para quem não sabe ao certo qual cor vai aplicar no ambiente é o
Suvinil ColorTest. Com ele você pode experimentar a cor antes de pintar toda a parede.


É uma pequena embalagem plástica de 202,5 ml com a cor que você escolheu. Só a Suvinil tem este produto!

Não sei informar o preço, mas ele é facilmente encontrado nas maiores casas de materiais de construção.

Espero ter ajudado na sua dúvida. Se precisar de maiores informações, pode entrar em contato novamente.

Beijos para todos.....

Lú Moura

2 comentários:

Richard Aléxis disse...

Não sei se minha dica é válida, mas a posição dos móveis e o formato da sala tbm contam, móveis encostados nas paredes dão uma sensação de pouco espaço, o ideal é afastá-los um pouco, espelhos tbm dão uma sensação incrível de espaço, e cores fortes em pontos estratégicos podem criar ambientes interessantes tbm! (mania de designer hehe)

Lú Moura disse...

Oiiii.... sua dica é excelente!
Mas a pessoa que me mandou o post não deu muitas informações sobre o ambiente, disse que são apenas 2m2, ou seja, um ambiente bem pequeno. Por conta disso, não existe a possibilidade de colocar os móveis afastados da parede.
Sobre colocar uma cor na parede, acho bem interessante, desde que não fuja dos tons neutros. Tenho um certo receio de indicar um tom vibrante em um espaço tão pequeno.

Se a pessoa que me mandou a dúvida puder entrar em contato novamente, dando maiores informações sobre este ambiente vai facilitar bastante! Se puder me mandar um desenho (pode ser no paint!) mostrando como estão colocados os móveis, ÓTIMO!!!!

The Master, obrigada pelo seu comentário!!!

Google