30 de março de 2008

Tenha uma horta em casa!


Sempre achei um charme ter uma pequena horta em casa e poder colher a qualquer momento pouquinho de manjericão para incrementar a macarronada de domingo, ou ramos de hortelã para fazer um suquinho especial de abacaxi.


Ter uma hortinha é mais fácil do que eu imaginava, o ingrediente principal é paciência! Se dependesse de mim, eu colocaria as sementes num dia, e no outro elas já estariam lindas e prontas para uso. Mas infelizmente não é assim que funciona!

Para dar o primeiro passo, você precisa escolher um cantinho em que bata sol, ao menos pela manhã.

Uma jardineira, terra adubada, um regador, algumas pazinhas para afofar a terra, são os elementos básicos para poder iniciar sua horta.

Planeje bem a sua horta
Como será a divisão de espaços para cada tipo de hortaliça, estabeleça horários para regar, verificar se será necessário cerca, evitando que animais destruam toda a sua linda horta, etc.

Verifique as necessidades de cultivo de cada variedade e descubra se o clima de sua cidade é compatível com as variedades que você escolheu para cultivar;

Algumas sugestões de mudas:
Alecrim - muito resistente, tem que ser podado de vez em quando.
Hortelã - é sensível ao calor e ao excesso de chuva.
Orégano - entre as ervas, é a que não precisa de muito espaço, e aprecia a sombra Cebolinha - uma vez fincadas na terra, estão sempre brotando folhas novas.
Pimenta - uma dica importante para deixar sua horta bastante colorida e alegre, sem contar é claro com o delicioso sabor.

Você pode cultivar também tomate, alface, cenoura, cebola, salsinha, entre outras. O ideal é perguntar na loja ou horto que você vai comprar o material sobre outras opções e detalhes sobre os plantio, até porque algumas ervas não aceitam conviver em grupos, ou seja, tem que ser plantadas em vasos separdos.

Para manter sua horta

No verão regar todos os dias, e no inverno dia sim dia não.

Sem dúvida nenhuma, você terá um toque de beleza, perfume, e estará cuidando ao mesmo tempo e sem perceber, da sua própria pessoa. Fazer nascer, cuidar, e ver crescer…com certeza será bastante compensador. É uma verdadeira terapia !


Nenhum comentário:

Google