24 de março de 2007

TAPETES

Eles podem deixar os ambientes mais aconchegantes e requintados, além de absorverem os sons dos passos e proporcionarem uma sensação de conforto térmico e acústico. Os tapetes são complementos indispensáveis na maioria dos ambientes, para finalizar a decoração ou mesmo para destacar-se por sua própria beleza e valor artístico.
Ao escolher o tapete para um ambiente deve-se levar em consideração vários aspectos: o estilo do ambiente, as cores utilizadas nos móveis e demais elementos, a praticidade necessária e por fim, o gosto pessoal que não deve ser desprezado em hipótese alguma. Ambientes mais sofisticados e que possuem móveis de estilos passados, podem receber tapetes mais requintados e elaborados, como os orientais mais tradicionais.


M
otivos florais em arabescos persas ou turcos, podem ser uma boa opção, tanto para os móveis de época quanto para fazer contraste com linhas mais contemporâneas. Mas nos dois casos, a sofisticação independente do estilo e acaba sendo uma condição para o uso desse tipo de tapete.

Os tapetes mais tradicionais e de desenhos rebuscados poderão compor belos ambientes, mesmo com móveis atuais, como é o caso da foto ao lado. Quando a padronagem apresenta um desenho repetitivo (padrão global), é possível até colocar móveis cobrindo parte do tapete, já que nesse caso não haverão medalhões a serem cobertos.

Um composé entre as cores do sofá e do tapete, como na foto ao lado, também irá garantir a harmonia final. Quando a cor do sofá aparece entre as cores do tapete, conseguimos o composé e com ele fica mais fácil ambientar estampas diferentes entre o mobiliário e o tapete.
A harmonia entre um sofá com tecido liso associado em composé a um tapete estampado, também é mais simples e fácil de ser obtida.

Os tapetes mais trabalhados são mesmo para serem admirados e podem ficar em exibição, até mesmo com certo destaque em relação ao mobiliário. Mas isso tudo sem perder a funcionalidade, é claro.

É preciso uma certa sutileza para
valorizar a beleza de um tapete mais artístico, sem perder a praticidade necessária ao dia a dia.

Na foto ao lado, o tapete redondo apresenta desenhos rebuscados e medalhão ao centro. Veja que se fosse coberto com uma mesa mais pesada, o desenho não seria percebido em sua totalidade. Mas, com uma mesa leve e delicada como essa, o tapete fica valorizado e a funcionalidade é preservada.

Observe que o medalhão central é diferente dos medalhões redondos que o circundam. Ao esconder parte do desenho que varia e forma todo um conjunto, o efeito final fica comprometido e não há justificativa para o uso de um tapete tão rebuscado e caro, se sobre ele foi colocado um pesado móvel que esconde parte de seu desenho.

Nenhum comentário:

Google